Muitas vezes, aprendemos algo novo enquanto assistimos a uma série ou um filme, não é mesmo?
Pensando nisso, separamos uma lista de filmes e séries sobre depressão e ansiedade e que podem te ajudar a entender melhor o assunto. Vá em frente que só tem indicação boa!

10 filmes e séries sobre depressão a ansiedade que podem te ajudar!

1) Reine sobre Mim (2007)

Estamos acostumados a ver o Adam Sandler em seus inúmeros filmes de comédia, mas em Reine Sobre Mim ele surpreende vivendo o depressivo Charlie Finema. É impossível não se emocionar com a sua atuação.

O drama conta a história de Charlie que perdeu toda a sua família no atendado de 11 de setembro, e desde então vive em uma depressão profunda. Um acaso do destino fez com que ele reencontrasse um amigo da faculdade, Alan Johnson, interpretado por Don Cheadle, e sua vida aos poucos vai voltando a ter sentido.

O filme aborda a importância de não ficar sozinho e de falar sobre os problemas, e é embalado por uma trilha sonora incrível!

2) Veronika Decide Morrer (2009)

Este filme sobre depressão é uma adaptação do livro do escritor brasileiro Paulo Coelho. Em sua história, acompanhamos Veronika, interpretada pela atriz Sarah Michelle Gellar, uma jovem que vive aparentemente uma vida perfeita: é bonita, tem seu apartamento em Nova York e um ótimo emprego, porém não sente vontade de viver e tenta o suicídio.

Após duas semanas em coma, ela acorda no hospital de uma clínica onde ficará internada para tratamento e descobre que ficou com graves sequelas. Durante a sua internação, Veronika percebe que gostaria de aproveitar da melhor maneira o tempo de vida que lhe resta.

Com um final surpreendente, o filme traz uma bela lição sobre a vida.

3) Se enlouquecer, não se apaixone (2010)

Apesar de ser um filme sobre depressão e suicídio, Se enlouquecer, não se apaixone aborda o assunto com muita leveza.

Nesta comédia dramática conhecemos o Craig, interpretado pelo ator Keir Gilchrist da série Atypical, um adolescente com excelentes pais, ótimos amigos e que vai bem na escola, mas que se sente sobrecarregado com as suas responsabilidades e surta quando pensa que algo pode sair errado nos seus planos para o futuro.

Com isso, Craig se sente deprimido e começa a ter pensamentos suicidas e então, decide se internar por vontade própria em uma clínica psiquiátrica, onde é acolhido por Bobby, interpretado por Zach Galifianakis e se apaixona por Noele, interpretada pela Emma Roberts. No decorrer da história, ele descobre que tudo tem o seu tempo e o quanto é valioso apreciar cada momento.

4) As vantagens de ser invisível (2012)

Com um elenco maravilhoso composto por Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller, As vantagens de ser invisível é um filme que aborda a depressão na adolescência com muita sensibilidade.

Embarcamos na história de Charlie, interpretado por Logan, um jovem solitário e traumatizado, que vive com o peso da morte do melhor amigo que se suicidou, e as lembranças da tia, falecida em um acidente de carro.

A vida de Charlie muda quando ele conhece Patrick e Sam, interpretados por Ezra e Ema, que viram seus melhores amigos.

Ao longo de cenas emocionantes, acompanhadas de uma trilha sonora sensacional, o drama mostra o quão é importante se sentir parte de um grupo e um lugar.

5) Divertida Mente (2015)

Mais uma animação da Pixar que conquista crianças e adultos com sucesso, Divertida Mente ilustra de forma lúdica e bem didática como funcionam as nossas emoções.

Ao longo do filme, nos aventuramos pela mente da Riley, uma adolescente que além de passar por todos os conflitos dessa fase complicada, também está encarando mudanças na sua vida pessoal. Em meio a tantas novidades, suas emoções Alegria, Tristeza, Medo, Nojinho e Raiva tomam conta da tela e vão descobrindo qual a melhor maneira de manter o equilíbrio emocional da garota. Como espectadores, vemos cada vez mais sentido na história e associamos ela a realidade.

É um filme maravilhoso que traz diversão e reflexão de forma leve.

6) This is Us (2016)

A emocionante história da família Pearson nos arranca lágrimas e nos transmite muitas mensagens reflexivas sobre a vida. Assim é This is Us, a série dramática da NBC que tem milhares de fãs ao redor do mundo.

Ela está aqui nesta lista, porque em diversos episódios retrata crise de ansiedade e ataque de pânico, vividos pelo Randall, interpretado pelo ator Sterling K. Brown. Além dele, também tem a depressiva Kate, interpretada pela atriz Chrissy Metz, que sofre de compunção alimentar, e o Kevin, interpretado pelo ator Justin Hartley, que vive um alcoólatra.

Os três irmãos sofrem de depressão e ansiedade, cada um de um modo diferente, e a série sempre aborda a importância do suporte familiar e o caminho para o tratamento.

This is Us é uma série linda, com uma trilha sonora impecável e que fala sobre família. Se você ainda não viu, vale muito apena se emocionar com essa história.

7) O mínimo para viver (2017)

Continuando nossa lista com filmes e séries sobre depressão e ansiedade, O Mínimo para Viver é um filme da Netflix, em que acompanhamos a vida de Ellen, uma jovem que sofre de anorexia, interpretada brilhantemente pela atriz Lily Collins.

Ellen não sente esperança em ser curada do distúrbio alimentar e tampouco tem esperança na vida. Sua perspectiva muda, quando ela conhece o Dr. William Beckham, interpretado pelo querido Keanu Reeves, que aplica métodos não convencionais de tratamento.

Muitas vezes, a depressão está associada a uma outra doença e esse drama deixa claro que é preciso tratar o problema como um todo.

8) Not Alone (2017)

Produzido por Jacqueline Monetta, este documentário sobre depressão, da Netflix, reúne adolescentes falando abertamente sobre a doença.

A melhor amiga de Jacqueline se suicidou aos 16 anos. Após a tragédia, ela se questionou muito sobre não ter percebido nenhum sintoma suicida em uma pessoa tão próxima. Foi então que se aprofundou em pesquisas a respeito e teve a ideia de produzir esse documentário.

Nas conversas, cada um dos participantes conta como é viver com depressão na adolescência, sobre quando e como começou a se sentir deprimido, como as redes sociais provocam ansiedade e depressão, sobre automutilação e tentativa de suicídio.

Também falam sobre o tratamento que fazem e deixam uma mensagem de esperança para quem está passando por um momento difícil.

9) Explicando a Mente (2019)

O terceiro episódio da série Explicando a Mente, da Netflix, traz 22 minutos sobre ansiedade.

Narrado pela atriz Emma Stone, de forma bem didática, temos a explicação dos efeitos da ansiedade no nosso corpo. Como são os sintomas da ansiedade e de um ataque de pânico, como as redes sociais contribuem com o transtorno, e como a terapia cognitiva comportamental ajuda a controlar a mente para evitar novas crises.

10) After Life (2019)

Uma série curta para maratonar rapidinho, After Life traz o renomado ator Ricky Gervais no papel do deprimido Tony, que entra em depressão após a morte de sua amada esposa.

Tony sempre considera o suicídio, acredita que não vale mais a pena ser educado com ninguém, e todo o carinho que restou dentro de si, vai para a sua cachorra.

Apesar de ter se tornado uma pessoa difícil, seus amigos e familiares não desistiram de ajudá-lo a superar a perda, e é com essa perseverança que Tony vai aos poucos superando o luto.

Não disse que essa lista de filmes e séries sobre depressão e ansiedade só teria coisa boa?

Deixe nos comentários se você já assistiu alguma dessas indicações e também indique alguma para uma próxima lista.

E lembre-se, se você está sentindo sintomas de ansiedade e depressão, procure ajuda. Você é importante!

Você também vai gostar: