Cozinhar pode ser maravilhoso e até servir como uma forma de terapia e um momento para relaxar. Porém, às vezes a preguiça toma conta ou a correria do dia a dia nos afasta da cozinha e é aí que recorremos aos restaurantes ou ao prático delivery – principalmente quando você mora sozinho!

Entretanto, com a inspiração certa, isso pode mudar! No artigo de hoje, separamos alguns filmes e documentários sobre gastronomia que irão trazer inspiração culinária para te levar de volta à cozinha e te incentivar a preparar desde pratos maravilhosos até mesmo receitas de drinks.

De documentários a filmes, confira a seguir 7 títulos que fazem parte do mundo culinário e que são uma delícia de assistir!

1. Chef’s Table

É uma série documental que foi indicada ao Emmy e mostra o que se passa nas cozinhas e nas mentes dos chefs de cozinha mais renomados da alta gastronomia.

Em cada episódio é exibido o perfil de um chef diferente, os quais atuam em diferentes países e possuem restaurantes listados entre os melhores do mundo.

Alex Atala Chef's Table

Um dos chefs cuja história é retratada no documentário é o brasileiro Alex Atala, dono e chef do restaurante D.O.M, localizado no bairro Jardins, em São Paulo e do mais informal, Dalva e Dito.

2. Anthony Bourdain: no reservations

Essa é uma série exibida na TV paga que mostra o chef e escritor francês viajando o mundo todo em busca de pratos diferenciados e algumas receitas de drinks típicos.

O chef já visitou o Brasil, os Estados Unidos, Macau, Haiti entre outros.

Série sobre Gastronomia: Anthony Bourdain: no reservations

Em cada episódio ele relata as aventuras culinárias e os pratos exóticos que encontrou em cada lugar ao ser recebido por anfitriões locais.

3. For Grace

Esse é um dos documentários sobre gastronomia que infelizmente passa batido entre a maioria dos espectadores, mas vale muito a pena conferir.

Isso pois é uma das melhores representações dos obstáculos e das batalhas que são enfrentadas para chegar ao grande sonho de se tornar um grande chef de cozinha.

Documentário sobre Gastronomia: For Grace

Ele relata a trajetória do chef Curtis Duffy desde o início até o sucesso com o seu restaurante Grace, em Chicago.

4. Barbecue

Essa série mostra as diversas variações e técnicas que são utilizadas para um maravilhoso churrasco.

Além de mostrar como o preparo de um prato tão simples é capaz de reunir diversas pessoas de diferentes classes sociais para celebrar a amizade.

5. Ratatouille

Ele não é um dos documentários sobre gastronomia, na verdade, é uma animação e conta a história de um ratinho chamado Rémy que vive em Paris e tem o sonho de se tornar um chef. Para isso ele tem a ajuda de Alfredo Linguini, um ajudante de cozinha em um restaurante renomado.

O filme mostra de maneira inusitada a ascensão do personagem em segredo através do ajudante de Alfredo, além de deixar os espectadores babando pelos maravilhosos pratos preparados por ele.

Filme sobre Gastronomia: Ratatouille

6. Chocolate

Este é o filme ideal para despertar as lombrigas dos amantes de doces. No longa estrelado por Juliette Binoche e Johnny Deep, uma mãe solteira e sua filha se mudam para uma pequena cidade no interior da França e abrem uma loja de chocolates. E por meio de seus dotes culinários, consegue conquistar a cidade toda com seus maravilhosos quitutes. Inspirador, não?

7. Comer, rezar e amar

O filme mostra a história de uma mulher bem-sucedida que acabou de se divorciar do marido e resolve viajar sozinha pelo mundo para se reconectar com si mesma.

Em sua passagem pela Itália, ela descobre seus prazeres culinários e aprende mais sobre a arte da gastronomia.

Depois dessa seleção de filmes e documentários sobre gastronomia apetitosos, que tal se inspirar para cozinhar algo diferente para o almoço de família no final de semana?