As cores e seus diferentes tons são recursos amplamente utilizados para transmitir uma mensagem e atingir um objetivo. Por essa razão, a psicologia das cores é aplicada em campanhas de marketing, formulação de marcas, decoração de ambientes, composição de looks da moda, obras de artes, entre outros.
Uma das cores mais apreciadas é o azul. Essa cor é frequentemente associada à segurança, confiabilidade, inteligência, firmeza, harmonia e fluidez. Uma pesquisa concluiu que para 45% da população mundial azul é a cor favorita, pois raramente é associada a coisas negativas, resultando em maior aceitabilidade geral.
Não é difícil entender por que a presença dessa cor se tornou frequente no mundo fashion. Entenda melhor o significado da coloração e veja como tirar proveito do azul na moda!
111 tons diferentes
Há muito o que ser dito sobre os diversos tons de azul, já que essa cor possui 111 variações. Mas, no geral, quando se fala do azul no mundo da moda pode-se dividi-lo, convenientemente, em claros, escuros e abertos.
As cores têm o poder de influenciar as pessoas em nível inconsciente. Isso significa que a maioria das pessoas associa, sem perceber, determinadas características pessoais às cores das roupas utilizadas. Sabendo disso, pode-se utilizar diferentes tons de azul na moda, de acordo com a ocasião e o objetivo.
Os tons e as variações no significado
Apesar de o azul sempre transmitir mensagens positivas, o significado pode variar de acordo com o tom. Por exemplo, tons de azul claro e azul céu transmitem a ideia de asseamento, polidez e amabilidade, enquanto tons mais escuros como o marinho e o royal demonstram firmeza, inteligência, poder pessoal, virtude e mérito.
Combinação e complementação
Além da diferença dos tons, outro fator a ser explorado é a combinação e complementariedade de cores. Por exemplo, para ocasiões em que seja necessário demonstrar profundidade, conhecimento e segurança, pode-se combinar azul com branco ou cinza, pois se trata de cores que, em conjunto, são associadas ao conhecimento, à concentração e à ciência.
Já a combinação de azul com uma cor quente, como vermelho, demonstra determinação apaixonada e equilíbrio entre a racionalidade e a emoção, passando uma ideia de abertura ao novo, mas também de firmeza e constância.
Ideia de proximidade ou distanciamento
Os tons também influenciam os níveis de sociabilidade transmitidos. Quanto mais forte e intenso o tom de azul, maior é a ideia de presença e proximidade, enquanto os tons mais claros transmitem a ideia de distanciamento e impessoalidade, contudo, sem sofrer prejuízos na transmissão de confiabilidade e equilíbrio.
Além do claro e escuro: tons intermediários
Os azuis-turquesa, Klein e cobalto, por outro lado, invocam o senso criativo e a comunicabilidade. São tons que estão entre os azuis-escuros e os azuis-claros, portanto, transmitem jovialidade e vivacidade, mas ainda associados à racionalidade.
Azul na moda: autonomia e convicção
Na moda, o azul está associado à modernidade, ao uso da tecnologia, autoconfiança, constância e liberdade, o que faz com que o seu uso se torne a expressão de um manifesto pessoal.
Quem utiliza essa cor envia a mensagem de autonomia, em outras palavras, de alguém que está trilhando o seu próprio caminho. Muito além da mudança constante inerente à moda, essa cor pode muito bem se tornar uma marca pessoal e inspirar as pessoas ao redor.
Uma prova da forte associação entre a cor azul e a fidelidade e confiança de alguém é um termo popular em inglês utilizado para fazer referência às pessoas que têm uma fidelidade inquestionável: true blue. O termo se popularizou após a criação de uma tinta de tom inalterável considerado o azul verdadeiro, por isso significa que um indivíduo é verdadeiramente leal.
Usar azul na moda é uma forma genuína de se auto expressar e inspirar os outros. Portanto, não perca tempo, entre em contato conosco e descubra como agregar essa cor e todo o seu potencial ao seu estilo e guarda-roupa!