Eu uso o Uber com frequência em São Paulo e sei que a notícia do título desse post não é nenhuma novidade, mas ainda me pergunto: por que Uber começou aceitar dinheiro como forma de pagamento?
Já ouvi algumas teorias e recentemente fiz uma corrida no Uber com um motorista muito esclarecido, e ele me mostrou uma versão que fez muito sentido no momento. Depois, após algumas pesquisas, creio que o motivo do Uber começar a aceitar dinheiro é muito simples.
Breve história do Uber no Brasil
O Uber é uma empresa norte-americana, fundada em 2009 por Garrett Camp e Travis Kalanick. Lançou seu primeiro aplicativo no de 2010, e desde então…bom, vocês sabem como essa história continua.
No Brasil, o Uber começou a operar na cidade do Rio de Janeiro, em Maio de 2014. O crescimento da empresa de transporte privado foi gigantesco. Atualmente, estudos mostram que já existem mais de 50.000.000 de usuários e 50.000 motoristas ativos, nas 27 cidades que o Uber opera.
Por que Uber começou aceitar dinheiro?
Essa pergunta já foi pauta de boas discussões com meus amigos. Já ouvi falarem que o Uber foi obrigado a começar a aceitar dinheiro por causa de uma lei municipal na cidade de São Paulo, que obriga disponibilizar essa forma de pagamento (não achei nada que comprove a existência dessa lei).
Outras pessoas que dizem que foi uma forma de aumentar ainda mais a concorrência com os taxistas (hipótese que na minha opinião faz algum sentido). Mas para mim, a teoria que faz mais sentido é: o Uber quer massificar e popularizar o seu serviço no Brasil. Por aqui, não existe o problema das pessoas não terem celular (o aplicativo só permite seu uso por meio de dispositivos móveis), já que mais de 75% dos brasileiros com mais de 10 anos, tem seu smartphone próprio.
Os brasileiros ainda não usam cartão de crédito
A barreira para o massificação do Uber aqui no Brasil era outra: a grande maioria da população brasileira não tem cartão de crédito ainda. Até então, só era possível pagar sua corrida usando o cartão. E aí está a grande sacada: para atingir mais pessoas, era preciso disponibilizar uma forma de pagamento mais massificada. O dinheiro.
Veja no infográfico abaixo, que de acordo com pesquisa feita pelo Banco Central em 2012, 87% da população das classes D e E usam o dinheiro como principal forma de pagamento. A burocracia que existe para se obter um cartão de crédito (principalmente para as classes sociais menos favorecidas, que tendem a se enquadrarem em um grupo de risco, segundo os bancos) dificulta muito que esse meio de pagamento fique mais popular.
Segundo diretores do Uber no Brasil, 60% dos novos cadastrados no aplicativo sofriam desistência na hora de inserir o cartão de crédito. Ou seja, os brasileiros até tinham interesse em usar o Uber, mas existia uma barreira sobre a forma de pagamento.
[bctt tweet=”Você sabe por que o Uber começou a aceitar dinheiro como forma de pagamento?” username=”plataoplomobr”]
A solução era muito simples. Disponibilizar o dinheiro como forma de pagamento. E em 29 de Julho de 2016 o Uber começou a aceitar dinheiro na cidade de São Paulo. Hoje (18-04-17) mais de 85 cidades já estão aceitando dinheiro também.
Não existem números ainda que mostram como está o uso do dinheiro como forma de pagamento no Uber. Mas em algumas conversas informais com vários motoristas do Uber na cidade de São Paulo, eles sempre me falam que a grande maioria das viagens realizadas são para regiões da periferia e que o pagamento é feito com dinheiro.
O problema do Uber aceitar dinheiro
O Uber aceitar dinheiro como forma de pagamento gerou uma polêmica bem grande entre os usuários do aplicativo (e até entre motoristas). O principal argumento é a questão da segurança. As pessoas e motoristas estão mais vulneráveis. Por uma questão de troco e recebimento das corridas, os motoristas estão tendo que andar com uma quantidade de dinheiro razoável no carro, e podem ser alvos fáceis de ladrões.
Como pedir Uber usando dinheiro?
Para pedir seu Uber usando dinheiro como forma de pagamento é muito simples. Você deve selecionar sua origem e destino normalmente. Na hora da seleção da forma de pagamento, estará disponível uma opção chamada “Dinheiro” (veja figura abaixo). O pagamento é feito diretamente com o motorista no final da corrida.
Conclusão
Meu objetivo com esse post não foi de falar se é bom ou não o Uber aceitar dinheiro como forma de pagamento. Sem dúvidas existem fatores negativos e positivos. A ideia central aqui foi apresentar uma visão estratégica de uma grande empresa mundial, que escolheu “popularizar” seu negócio para atender mais gente, mesmo que o preço para isso seja a redução da qualidade dos serviços prestados. A conta é simples: aceito dinheiro como forma de pagamento, mais usuários vão usar o Uber. Preciso ter mais motoristas. O controle e manutenção do serviço tende a diminuir.
E você, conta pra gente: é a favor ou contra o Uber aceitar o dinheiro como forma de pagamento?