Foi-se o tempo em que o brasileiro podia escolher entre apenas uns cinco rótulos de chopes de grandes marcas no fim de semana. Nos últimos anos, o mercado de cerveja artesanal cresceu e mostrou as caras. Já mais do que restrito a um nicho, os chopes artesanais viraram requisito de qualquer bar que leve cerveja a sério. Listamos, aqui, alguns dos melhores lugares para se degustar chope artesanal no Rio de Janeiro.

Veja a lista de onde beber chope artesanal no Rio de Janeiro:

Botto Bar

Quando o assunto é variedade, o Botto Bar é campeão. Pioneira na cidade, a casa que começou na Praça da Bandeira conta com 20 torneiras na matriz, 41 na filial da Barra e chega à marca de 55 opções on tap na filial de Botafogo, inaugurada há apenas alguns meses. O Botto Bar tem uma própria marca, a Bottobier, mas costuma oferecer, dentro das suas opções que sempre variam, selos badalados como Three Monkeys e Hocus Pocus. Para embalar a bebedeira, a casa também recebe show de rock e blues.

Hop Lab

O concorrente do Botto Bar na Praça da Bandeira não deixa por menos: com 30 torneiras de chope, o Hop Lab oferece novidades quentíssimas das cervejerias artesanais da região. Entre as marcas que contam com torneiras fixas, estão as badaladas 3 Cariocas e Oceânica. As opções gastronômicas estão à altura: até 1º de outubro, por exemplo, a casa terá no menu diferentes sabores de coxinhas perfeitos para harmonizar com cervejas no cardápio.

Pub Escondido, CA

Uma loucura de sabores! ? Foto: @sofiamwiener. #Burgers #CervejaArtesanal #PubEscondido #RiodeJaneiro

A post shared by Pub Escondido CA (@pubescondidoca) on

Localizado em Copacabana, o Pub Escondido, CA ostenta nada menos do que 24 torneiras de chope. O nome curioso do bar é uma alusão à cidade de Escondido, na Califórnia. Para a alegria dos viciados em séries, o pub também costuma fazer transmissão de episódios de Game of Thonres. Outra opção é a Birreria Escondido, CA, dos mesmos donos. Localizada em Botafogo, a Birreria foca em cervejas premium. Para acompanhar, as pizzas da casa são a melhor pedida.

The Boua

Muito bacana a foto do @marcosrosada #Repost @marcosrosada with @repostapp ・・・ B E E R

A post shared by The Boua Kitchen Bar (@theboua) on

Sim, você não leu errado: o nome do The Boua faz um trocadilho com a carioquíssima expressão “de boa”. Localizado em Botafogo, no burburinho da Rua Nelson Mandela, o bar ostenta 30 torneiras de chope. Além da farta opção, o gastropub ainda oferece comidinhas caprichadas. Isso sem falar na ambientação supercharmosa, com direito a um longo balcão. A oferta “on tap” é diversificada: há espaço para grandes marcas importadas, para cervejeiros artesanais e para chopes que são prata da casa.

Brewteco

Adoravelmente informal, o Brewteco conta com 21 toneiras na sua unidade na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e 15 toneiras no Leblon, na Zona Sul. As opções variam, mas são sempre disponibilizadas no site do bar, assim como no painel da foto. Os produtores locais são mais do que valorizados, mas também há espaço para rótulos internacionais.

Gostou das opções? Conhece algum lugar pra recomendar com chope artesanal no Rio de Janeiro? É só comentar que a gente vai ter o maior prazer de ir conhecer!