Conversar com o seu grupo de amigos é muito bom, não é verdade? Com os compromissos do dia a dia, fica cada vez mais difícil reunir a turma, portanto uma reunião é sempre motivo para comemorar.

Sempre há risadas, histórias de anos atrás e assuntos que fazem você se lembrar das razões para andar com aquelas pessoas. No entanto, às vezes, algum amigo mais “polêmico” gosta de abordar temas que vão deixar um clima chato e a vontade de saber como mudar de assunto é imensa.

Quer descobrir como cortar um tema chato antes que a conversa vire briga? Confira as dicas que preparamos neste post!

Como mudar de assunto de forma sutil?

Se o tema da conversa estiver ruim e estragando o bom clima do grupo, esse é o momento de cortar o assunto. Veja nossas dicas para trocar o assunto de forma educada:

1. Converse com outra pessoa

Se você está numa roda e uma das pessoas está sendo “vítima” do assunto constrangedor, comece a falar com ela sobre outro tema em comum. É uma maneira de fazer com que o interlocutor pare de citar o tema inconveniente ou deixe-o apenas para as outras pessoas da conversa.

Você pode perguntar a ela como está se sentindo e citar algumas amenidades. Faça com que ela se sinta incluída; afinal, depois de um tema desgastante, quem não precisa de um ombro amigo?

2. Apresente alguém

É muito chato estar com um novo amigo no grupo e depará-lo com um tema que gera discussões acaloradas demais. Portanto, interrompa o assunto assim que possuir uma brecha ou faça alguma piada sobre o “climão” e apresente a pessoa.

Você pode falar sobre como se conheceram, contar alguma história que envolva os dois ou puxar um assunto que seja de interesse de todos. Essa é uma maneira educada de mudar de conversa sem deixar ninguém constrangido.

Se a pessoa for mais desinibida, deixe-a falar e faça perguntas de vez em quando. Assim, ela vai se sentir confortável e ouvida.

3. Peça licença

A pessoa insiste no tema que está constrangendo uma ou mais pessoas da roda. Para dar um fim nisso, peça licença, mude de assunto e continue a conversa com outro tema. Mesmo que seu amigo fique aborrecido, ele vai parar pelo bem do grupo.

A conversa chata continua? É hora de partir. Você fez de tudo para mudar o assunto, portanto não é obrigado a aturá-lo. Para não se sentir constrangido, diga que tem que acordar cedo no dia seguinte e vá embora.

4. Participe ativamente da conversa

Quando você também está falando, pode interromper uma opinião inconveniente antes que ela ofenda alguém do grupo. Além disso, é mais fácil puxar um tema relacionado que não seja tão polêmico ou contar alguma história que tenha a ver com o que está sendo falado, mas que sirva de gancho para outro assunto.

Faça o possível para não deixar a conversa monopolizada. Isso transforma o debate em uma palestra, além de constranger pessoas mais tímidas a expor opiniões.

O assunto acabou. E agora?

Finalmente você conseguiu mudar de assunto, mas a conversa não rendeu. O que pode ser abordado? Confira nossas dicas!

Filmes e séries

Os lançamentos da semana ou do mês estão sempre em pauta, afinal, é muito difícil encontrar alguém que não goste de um cineminha no fim de semana, não é verdade? Fale sobre os candidatos ao Oscar, a última película que você viu, as novidades da Netflix e muito mais. Peça recomendações aos seus amigos sobre clássicos que tenham a ver com seu gosto.

O que fazer quando o assunto acabou?

Que tal aproveitar para falar sobre séries? Elas sempre rendem assuntos e discussões divertidas. Converse sobre as clássicas, as que voltaram do recesso, faça recomendações e avise sobre aquelas que não valem a pena. Mas cuidado com o spoiler, hein?

Mercado de trabalho

Quem não fala sobre emprego hoje em dia? Quando os seus amigos trabalham no mesmo ambiente ou área profissional que você, fica ainda mais fácil!

Das queixas do sistema lento aos novos funcionários da empresa, o local de trabalho é sempre uma fonte inesgotável de assuntos. Também dá para falar sobre a procura por um novo emprego, sua vontade de se recolocar no mercado e muito mais.

A maioria dos seus amigos estuda? Que tal falar sobre a faculdade ou a pós? Além da troca de conhecimento, você demonstra interesse pela vida de cada um.

Um novo restaurante ou bar

Você saiu recentemente e encontrou um bar ou restaurante descolado, com ótimo atendimento e bebida gelada? Avise para todos da roda! Isso vale também para locais que você detestou, assim evita que um deles conheça um lugar desinteressante e com péssima recepção.

Além de descobrir a opinião de seus amigos, pode ser um motivo para uma próxima reunião. Vocês também podem falar sobre outros locais que visitaram recentemente e que podem ser uma boa recomendação para encontros, reuniões de trabalho ou lazer com a família.

Viagens

Falar sobre novos locais para onde viajou é sempre uma maneira de trocar experiências com seus amigos. Eles podem contar também sobre pontos turísticos que conheceram recentemente, de lugares para se hospedar ou evitar, de restaurantes imperdíveis e muito mais.

Ninguém viajou recentemente? Fale sobre trilhas, praias, museus, zoológicos ou lugares interessantes na própria cidade ou em municípios vizinhos. Vai ser mais um incentivo para que vocês saiam juntos.

Vídeos virais

Dificilmente alguém não viu algum vídeo que tenha se tornado viral. Se não assistiu, é hora de apresentar. Normalmente, esse tipo de conteúdo é engraçado e não traz à tona assuntos polêmicos. Portanto, é uma forma divertida de mudar de assunto e falar sobre outros temas em pauta nas redes sociais (mas fuja de política!).

Mudar de assunto pode ser chato, mas é inevitável em várias situações. Portanto, não deixe que a conversa se transforme em briga: mude o tema e faça com que todos se sintam acolhidos na roda. Assim, as reuniões entre amigos se tornarão constantes.

Gostou de saber como mudar de assunto? Tem mais ideias para uma comunicação eficiente com seus amigos? Então deixe um comentário aqui no post!