Você curte trap music? Esse gênero tem tocado nas pistas das principais festas pelo Brasil e do mundo inteiro.

Com batidas agressivas e aceleradas, cada vez mais DJs têm trabalhado na produção de sons nesse estilo, colaborando com rappers de sucesso e ganhando maior projeção. Essa vertente do hip-hop tem características bastante próprias, justamente pela mixagem de gêneros musicais.

E isso resulta em um som moderno com adeptos de várias tribos. A seguir, conheça melhor a trap music, suas origens e tudo o mais sobre esse gênero. Acompanhe!

A origem da trap music

A trap music é uma das vertentes do rap, com diferentes abordagens em relação a melodias e batidas. Talvez você esteja acostumado a ouvir o boom bap, que tem batidas secas e grave mais acentuado, em repetições constantes, feitas para dar mais atenção às rimas.

Entretanto, o rap sempre teve sua atuação como entretenimento, em festas e clubes nos Estados Unidos. Essa demanda permitiu que muitos experimentos musicais fossem feitos ao longo dos anos — e foi assim que surgiu a trap music.

Escute essa playlist de trap music no Spotify

Esse estilo começou a aparecer na década de 1990, sem muita aceitação por parte do público mais tradicional do rap, tendo em vista que o som apresenta modificações mais acentuadas no estilo clássico do boom bap.

Entretanto, o gênero cresceu mesmo nos anos 2000, principalmente com o surgimento de DJs talentosos e de cada vez mais rappers aderindo às batidas características.

As características do gênero

A principal característica da trap music é o toque de música eletrônica misturado às batidas de rap. Essa combinação causou rejeição inicialmente, mas isso rapidamente foi sendo deixado de lado.

Além disso, a trap faz muito uso de efeitos metálicos, sintetizadores e até mesmo sons um tanto desalinhados, mas que se encaixam perfeitamente quando recebem a batida do rap.

Os sons de trap são bastante altos e agudos, com uma frequência bastante intensa, que é uma característica da música eletrônica. Por isso, o ritmo é bastante dançante, o que dá origem a uma série de sons basicamente instrumentais, com foco no desenvolvimento dessas características.

Significado de Trap

A palavra “trap” na verdade é uma gíria americana e seu significado vem diretamente das ruas. Ela faz referência aos pontos de fabricação e vendas de drogas, por isso, os temas ligados aos entorpecentes são sempre tão presentes nas músicas de trap. Uma das drogas que fazem parte dessa tribo e tem seu consumo ligado diretamente por artistas trap é o purple drank.

No entanto, e cada vez mais, a trap music não se limita a falar somente sobre as drogas. A realidade das ruas também são assuntos abordados constantemente nas músias.

Os principais artistas da trap music

Com o sucesso crescente do gênero, é importante identificar DJs e rappers que colaboraram para esse avanço, assim como aqueles que surfaram a onda e se consolidaram como artistas consagrados e ícones da trap music.

Baauer Trap Music

Entre os DJs podemos destacar Baauer, o alemão autor do hit Harlem Shake, famoso por ser trilha sonora dos flashmobs virais em que pessoas fazem danças animadas em vídeos de curta duração.

Escutar Baauer no Spotify

Outros DJs, como Diplo (que recentemente trabalhou com artistas como Anitta e Pablo Vittar) e Skrillex, que fez colaboração com os rappers A$ap Rocky e Dillon Francis, são os principais expoentes do gênero lá fora.

Aqui no Brasil, podemos citar a dupla Tropkillaz. Eles fazem um sucesso estrondoso tocando por todo o país, além de já terem feito turnês na América do Sul e na Europa.

Tropkillaz Trap Music

Escutar Tropkillaz no Spotify

Rappers que fizeram nome na trap music

Quando o som vai além do instrumental, é possível citar alguns nomes que dominam o gênero. Um dos mais antigos e que voltou com tudo ultimamente é Gucci Mane, que lançou uma série de hits desde que foi libertado da prisão, em maio de 2016.

Gucci Mane Trap Music

Escutar Gucci Mane no Spotify

Outro artista em constante ascensão é Future, um rapper de Atlanta que já fez colaborações com diversos outros músicos. Ele carrega a bandeira do gênero e faz diversas menções a isso em suas canções. Além deles, outros nomes como Migos e Travis Scott também têm dominado o cenário.

Future Trap Music

Escutar Future no Spotify

A trap music está com tudo, com cada vez mais festas voltadas para o gênero no Brasil, além de tocar nas principais baladas do país.

Quer ficar por dentro de mais assuntos como este? Nos siga nas redes sociais! Facebook | Twitter | Google Plus | Instagram | Pinterest | YouTube.

Você também vai gostar: