Se você clicou nesse link, é provavelmente um(a) fã de John, Paul, George e Ringo, certo? Então prepare-se para uma viagem histórica e musical pela carreira dos Beatles!

Destinos para conhecer a história dos Beatles

Liverpool, onde tudo começou

Roteiro beatles - Strawberry Field em Liverpool

A cidade britânica foi onde os quatro integrantes da banda nasceram e cresceram, e por isso é destino certo dos viajantes beatlemaníacos! Um tour pela vida dos Fab4 pode começar pelo The Beatles Story. O museu conta a história da banda desde o começo até a morte ou carreira solo de cada integrante usando vídeos, cenários, fotos e objetos icônicos como o piano branco de Lennon!

Por terem sido berço de criação de algumas das músicas mais famosas dos Beatles, as casas da infância de John Lennon e Paul McCartney pertencem hoje ao Patrimônio Histórico Nacional e podem ser visitadas!

Existem algumas opções de tours que levam os visitantes a lugares importantes na história da banda. O mais famoso deles é o ônibus amarelo do Magical Mystery Tour, mas você pode também optar por um passeio mais exclusivo embarcando num taxi da Fab4 Tours.

Alguns dos pontos principais de parada são o orfanato Strawberry Field, a rua Penny Lane, as casas de nascimento e infância dos músicos, o pub Empress, que figura a capa do primeiro disco solo de Ringo Starr e a St. Peter’s Church, onde Paul e John se conheceram e onde fica o túmulo de Eleanor Rigby.

Liverpool foi também palco das primeiras apresentações dos Beatles e o lugar onde isso aconteceu é o Cavern Club! O bar, bem underground, é na verdade a reconstrução do original que ficava alguns metros à frente. O som? Beatles, é claro! Incríveis bandas cover animam as noites tocando os sucessos do quarteto mais famoso do mundo!

Outro pub que vale a visita é o Ye Cracke, onde Lennon costumava ir beber na adolescência. Nada mal tomar uma cerveja num lugar frequentado por John Lennon, né?

E para se despedir de Liverpool em grande estilo, caminhe pelas margens do Rio Mersey, onde estátuas em tamanho real de Lennon, McCartney, Ringo e George eternizam a breve e inesquecível história dos Beatles com a cidade.

Londres, a faixa de pedestres mais famosa do mundo

Roteiro beatles - Abbey Road em Londres

Até quem não é fã de Beatles com certeza reconhece essa capa!

Essa faixa de pedestres na Abbey Road nunca mais foi a mesma depois do disco de mesmo nome, lançado em 1969. É lá também que fica o Abbey Road Studios onde a banda gravou a maior parte de seus discos.

O fotógrafo responsável por essa histórica imagem foi o escocês Ian Macmillan, mas hoje em dia você pode ter uma “igualzinha”, seguindo os passos dos quatro garotos de Liverpool! E sua triunfal atravessada ainda tem um link ao vivo e uma busca para encontrar o vídeo quando chegar em casa!

Se quiser levar uma lembrança dos Beatles pra casa, o endereço é a London Beatles Store! A loja, que fica pertinho da estação Baker Street, tem tudo o que imaginar com referência à banda. Um verdadeiro paraíso para os fãs!

Praga, o muro da paz

Roteiro Beatles - John Lennon Wall em Praga

Atravessando o cartão postal de Praga, a Charles Bridge, chega-se ao bairro de Mala Strana, onde fica o John Lennon Wall. Embora hoje seja um espaço livre, o início desse tributo ao músico e pacifista britânico foi conturbado e constantemente censurado.

No dia do assassinato de Lennon, o muro apareceu grafitado com homenagens feitas por um grupo de jovens tchecos. O problema é que nessa altura a antiga Tchecoslováquia era regida pelo partido comunista e atos como esse eram considerados subversivos.

Após uma era de imagens sendo sucessivamente cobertas por tinta branca, o muro hoje é aceito e até convida os visitantes a também deixarem sua marca (o que fez com que o foco em Lennon e nas mensagens de paz tenha se perdido um pouco)!

Se curte grafite, confira este post sobre a história do movimento no Brasil e no mundo!

Nova Iorque, a era de John e Yoko

Today we remember those we lost on September 11, with hope for a peaceful world. #NeverForget

A post shared by Central Park ? (@centralparknyc) on

A pulsante Manhattan foi onde de John Lennon viveu ao lado da companheira Yoko Ono até a morte.

O ex-Beatle mudou-se para a Big Apple pouco depois do traumático fim da banda. Ele e Yoko, além de casados, também trabalharam juntos, se engajaram no movimento pacifista e tiveram um filho, Sean.

Por denunciar constantemente o envolvimento dos EUA com a guerra do Vietnam, o governo não o via com bons olhos no país e queria sua deportação. O documentário The U.S x John Lennon conta como o músico tornou-se o “inimigo dos Estados Unidos”.

O Edifício Dakota, onde moraram por vários anos, ficou marcado para sempre na história por ter sido cenário da morte de Lennon. Em 8 de dezembro de 1980, quando voltava para casa, o músico foi alvo de cinco tiros disparados por Mark David Chapman. O assassino foi detido na hora e condenado a prisão perpétua.

Em 1985, no dia em que seria comemorado o 45º aniversário de John Lennon, foi inaugurado no Central Park o Strawberry Fields. O espaço é um memorial criado em um dos locais mais frequentados pelo casal John e Yoko, bem em frente ao Edifício Dakota. Composto por um belo jardim e o famoso mosaico Imagine, o lugar atrai uma legião de fãs, admiradores e curiosos.

Ainda nos Estados Unidos, na cidade de Los Angeles, estão as estrelas dos quatro Beatles na Calçada da Fama!

Buenos Aires, a maior coleção de Beatles do mundo

Roteiro Beatles - Museo Beatle em Buenos Aires, Argentina

Por incrível que pareça, um argentino é dono da maior coleção de artigos dos Beatles do mundo!

Esse aficcionado colecionador é Rodolfo Vázquez e ele compartilha uma boa parte do seu tesouro no pequeno Museo Beatle, em Buenos Aires.

A grande maioria do acervo é de objetos promocionais, discos, livros, jogos e bonecos. Entre as peças mais importantes estão vinis autografados, ingressos de shows, roupas usadas pela banda e um tijolo da construção do Cavern em Liverpool.

O museu fica bem no centro da cidade, em um badalado complexo com teatros, restaurantes e bares. Entre eles está o temático The Cavern Club Buenos Aires, um espaço todo decorado à la Beatles, mas que definitivamente não transmite a mesma vibe do original.

Cellophane flowers of yellow and green, towering over your head #thebeatles

A post shared by The Beatles (@beatle.s) on

The Beatles, a banda que durou apenas 10 anos mas influenciou diretamente a juventude dos anos 60 e deixou um grande legado para as futuras gerações!

E você, curte Beatles? Já conhece esses lugares? Conte pra nós aqui nos comentários!

Se você gostou desse post, pode conferir vários outros conteúdos no meu blog pessoal, o Quero Ir Lá