Ah, os doodles. Alguns são memoráveis e já nos causaram despedidas dolorosas, mas sabia que há como acessar doodles antigos do Google? Saiba um pouco mais sobre eles, sua história e relembre os mais legais!

Os primeiros doodles

Doodle, que significa rabisco, é o nome daquelas ilustrações, jogos ou animações que substituem o logo do Google em datas especiais. Ok, às vezes, nem tão especiais, porque já fizeram doodle para tudo: desde a descoberta de água na Lua até o aniversário do furador de papel (14/11, para quem não sabe).

A ideia de doodle não surgiu para uma data comemorativa, mas para avisar aos colaboradores do Google que Larry e Sergey, fundadores da empresa, estariam fora do escritório. Eles colocaram um boneco palito atrás do segundo “O” do logo, na página principal, para avisar que iriam ao festival Burning Man.

Isso foi em 1998, época em que as pessoas tomavam sustos com o gráfico de Resident Evil 2:

Obviamente, não dava pra se esperar grandes ilustrações nos doodles da época. Naquele ano e no ano seguinte, um doodle de Ação de Graças trouxe um Peru pra lá de feio e um de Dia das Bruxas substituiu os “O” por duas abóboras muito mal recortadas.

Quando a moda do doodle pegou?

Só no ano 2000, quando Larry e Sergey pediram a um estagiário chamado Dennis Hwang que criasse um doodle para o Dia da Bastilha. O sucesso foi tão grande que Dennis virou o doodler chefe do Google. Hoje, a equipe de doodlers é formada por artistas e engenheiros talentosos, que criam ilustrações, jogos e animações cheios de conteúdo. Até vídeo do YouTube já virou doodle, como o do Dia das Bruxas deste ano (infelizmente não exibido no Brasil).

Enquanto isso, outras empresas ainda fazem piadas sobre o estagiário ir buscar café.

Até hoje já foram criados mais de 2.000 doodles diferentes, e muitas das ideias surgiram dos próprios usuários. Você mesmo pode sugerir um doodle pelo endereço [email protected]. A sugestão só precisa refletir a personalidade e o amor pela inovação do Google.

Como acessar doodles antigos do Google?

A esta altura, se você clicou nos links pelo artigo, deve ter percebido que existe um acervo com todos os doodles já criados no mundo. Incrivelmente, esse site não é tão conhecido, o que significa que muitos não tiveram a chance de brincar de DJ novamente no 44º aniversário do Hip Hop.

E tem outra coisa legal: ao acessar a página do doodle, você encontrará seu significado, um pouco sobre sua história e, em alguns casos, o processo criativo da equipe. Tem até em quais países ele foi exibido e outros doodles feitos para o mesmo dia!

Chega de perder tempo. Divirta-se com esta lista cheia de doodles interativos e mande o tédio embora sempre que precisar:

Doodles interativos que valem a pena ver, rever e jogar

1) Valentines Day 2017

Este também não foi exibido no Brasil, mas é um jogo muito divertido (além de fofo). Consiste em quatro fases para você ajudar o pobre bichinho, que não pude identificar o que é, a ter seu encontro romântico.

Doodle Valentines Day 2017

2) 151º aniversário de Wilbur Scoville

Pode parecer um jogo bobo no início, mas acredite, fica bem confuso conforme Wilbur vai experimentando novas pimentas. Se você ama pimenta, mas o máximo que já experimentou é a caiena, esse jogo pode fazer você refletir.

Doodle 151º aniversário de Wilbur Scoville

3) 30º aniversário do PAC-MAN

Não são necessárias explicações, certo? Certo. Apenas fique com este clássico grátis, online, na tela do seu computador.

Doodle 30º aniversário do PAC-MAN

4) Dia das bruxas – Copa mundial de doces 2015

Esse é um dos meus preferidos. Você escolhe um time e tenta arrecadar o máximo de doces possível, lutando contra pássaros, fantasmas e a gravidade. No final, sua pontuação se soma a um placar global. Qualquer semelhança com Harry Potter é mera coincidência.

Doodle Dia das bruxas - Copa mundial de doces 2015

5) 96º Aniversário de Les Paul

Nesta homenagem ao criador da guitarra elétrica, você consegue fazer acordes, criar uma música e ainda gravar. No final, receberá um link para compartilhar suas habilidades musicais com os amigos.

Doodle 96º Aniversário de Les Paul

6) 100º aniversário das palavras cruzadas

Esse é um dos meus preferidos também, pena que precisa manjar de inglês pra brincar. Quando acessar a página, o doodle será estático, mas é só clicar no link “see the interactive version here” logo abaixo. Cuidado, você poderá perder algum tempo nisso.

Doodle 100º aniversário das palavras cruzadas

7) Cubo mágico de Rubik

Preparado para um desafio realmente difícil? Aí está. Antes de ir para a versão interativa, decore bem os comandos (mesmo esquema do anterior, clique no link localizado um pouco abaixo do doodle). Se vencer um cubo mágico físico já é difícil, imagine sem se lembrar das teclas para fazer os movimentos!

Doodle Cubo mágico de Rubik

Você já tinha jogado todos esses doodles? Sabia que podia acessá-los a qualquer momento? Conhecia sua história? Conseguiu completar o cubo mágico? Conte pra gente aqui nos comentários!