Viajar é uma das coisas mais maravilhosas da vida! Infelizmente custa dinheiro e nem sempre temos a possibilidade de visitar todos aqueles pedacinhos do globo que habitam nosso imaginário. Mas não se desespere, graças as inúmeras possibilidades que a arte nos proporciona, podemos conhecer vários lugares no mundo com filmes de viagem ou até mesmo os livros.

Assim, são inúmeros os filmes que tem como plano de fundo destinos incríveis como Tailândia ou Paris! Embora a lista seja grande, vou compartilhar aqui uma sugestão de 7 filmes de viagem para servir de inspiração para o seu próximo roteiro.

7 filmes de viagem que você precisa assistir

A Praia

Direção: Danny Boyle | 2000

Richard (Leonardo diCaprio) viaja à Tailândia em busca de experiências mais autênticas do que o turismo artificial de massa. No hotel ele conhece o perturbado Daffy, que pouco antes de se suicidar o entrega um mapa de uma praia secreta e paradisíaca. Richard parte com um casal de franceses em busca desse lugar surreal onde aparentemente a vida é perfeita.

O filme divide opiniões, mas seu efeito no turismo foi avassalador, já que hoje Maya Bay é uma das praias mais visitadas da Tailândia! É irônico pensar que no filme o lugar é especial justamente pelo fato de ser escondido da multidão de turistas. Mas como culpá-los? O cenário é realmente dos sonhos!

Sete Anos no Tibet

Direção: Jean-Jacques Annaud | 1997

O filme, baseado em fatos reais, conta a história do alpinista austríaco Heinrich Harrer (Brad Pitt), que deixa sua mulher grávida para partir para os Himalaias em plena II Guerra Mundial. Seu objetivo é escalar um dos picos mais altos do mundo. Sem sucesso em sua jornada, Heinrich é feito prisioneiro pelas tropas inglesas por apoiar o nazismo. Depois de algumas tentativas, consegue fugir e junto com Peter Aufschnaiter (David Thewlis) torna-se um dos únicos estrangeiros admitidos na pequena cidade de Lhasa, no Tibet. Durante os anos que lá viveu, se tornou amigo íntimo de Dalai Lama.

As magníficas paisagens percorridas pelo protagonista já são motivo suficiente para ver o filme e desejar uma viagem ao oriente! Mas mais que isso, a história emociona pelas lições de vida, pela cultura e pela abordagem à triste dominação da China sobre o Tibet.

Comer, Rezar, Amar

Direção: Ryan Murphy | 2010

Mesmo tendo tudo que se espera ter em sua idade, Elizabeth Gilbert (Julia Roberts) vê sua vida sem propósito e parte para uma longa viagem solo em busca de auto-conhecimento. Na Itália ela descobre o prazer da culinária e do dolce far niente. Na Índia busca desenvolver sua espiritualidade através da meditação e conversas com seu guru. Já na Indonésia se apaixona por um brasileiro que reacendeu sua vontade de uma vida a dois depois de um primeiro casamento que não terminou bem.

O filme, baseado no livro best-seller autobiográfico, tem um tom bem-humorado e nos faz viajar junto com Liz, além de também nos levar a questionar nossos propósitos de vida.

Vicky, Cristina, Barcelona

Direção: Woody Allen | 2008

Encabeçando uma sequência de sugestões de filmes do diretor Wood Allen, o sensual Vicky, Cristina, Barcelona! O longa estrelado por beldades como Penélope Cruz, Javier Bardem e Scarlett Johansson conta a história de um triângulo amoroso entre o artista espanhol Juan Antonio e as amigas Vicky e Cristina, que estão de passagem por Barcelona. A chegada da ex-mulher de Juan, Maria Helena torna torna tudo mais intenso e perigoso.

Meia Noite em Paris

Direção: Woody Allen | 2011

O escritor Gil (Owen Wilson) viaja com a noiva Inez (Rachel McAdams) e os sogros à Paris. Frustrado com seus trabalhos comerciais em Hollywood, ele começa a repensar a carreira e a vida pessoal ao se envolver com seus ídolos do passado em viagens no tempo à Belle Époque parisiense.

Seja no passado ou no presente, as cenas da capital francesa e arredores são absolutamente encantadoras. Vai ser difícil acabar o filme sem ter vontade de comprar uma passagem para Paris!

Para Roma com amor

Direção: Woody Allen | 2012

Não que seja dos melhores filmes de Woody Allen, mas a comédia, cheia de clichês, diverte e nos deixa um gostinho da capital italiana. O enredo se divide em quatro histórias que unem italianos e visitantes da cidade eterna. No elenco, grandes nomes como Alec Baldwin, Penélope Cruz e o próprio Woody Allen.

Paraísos Artificiais

Direção: Marcos Prado | 2012

Para quem duvida que existam boas produções no cinema nacional, está aí Paraísos Artificiais para provar o contrário. O filme conta a história da DJ Érika (Nathalia Dill), abordando temas polêmicos como sexo e o uso de drogas sintéticas. Durante um festival de música eletrônica no Recife, Erika e sua amiga Lara (Lívia de Bueno) se envolvem com Nando (Luca Bianchi). Anos depois ela o reencontra em Amsterdam, mas ele não faz ideia de como aquela noite mudou suas vidas para sempre.

A fotografia do filme é impecável e os cenários tão diferentes que oscilam entre o Nordeste brasileiro e a capital da Holanda de certa forma aludem à duas fases diferentes da vida desses jovens marcadas por suas escolhas.

E você, o que achou dessa lista? Já assistiu a todos eles? Tem outros filmes de viagem para indicar? Compartilhe aqui nos comentários! 🙂

Se você gostou desse post, pode conferir vários outros conteúdos no meu blog pessoal, o Quero Ir Lá