O Brasil está cheio de mulheres talentosas. Na música, na dança, na literatura, nos palcos e nas artes gráficas… Um mundo onde até pouco tempo atrás elas só apareciam como musas, retratadas sob os olhos deles. Mas hoje a cena é outra e as mulheres estão dos dois lados! Continuam sendo musas, deles e delas, mas são também as artistas e são reconhecidas e prestigiadas como tal! Por isso, fizemos uma lista com 5 jovens ilustradoras brasileiras que vale a pena conhecer e acompanhar!

5 Jovens ilustradoras brasileiras que você precisa conhecer!

1. Anna Anjos

Os traços da paulistana Anna Anjos são inconfundíveis! Seus personagens, de narizes ressaltados e bochechas rosadas, aparecem quase sempre em cenários lúdicos e coloridos. Eles são alegres, expressivos e miscigenados!

A fusão de culturas é um tema bastante abordado pela ilustradora. A brasilidade está presente em diversos trabalhos, assim como referências de outros povos e culturas, adquiridos por ela através de viagens mundo afora e encantadoramente transformados em traços, cores e padrões.

Além de ilustrar, Anna é também designer gráfica, e cria trabalhos para publicidade, editorial, mobiliário, cenografia, design de superfície, embalagem e moda.

annaanjos.com | instagram.com/annaanjos

Jovens ilustradoras brasileiras - Anna Anjos
Todas as fotos | annaanjos.com

2. Pâm Moraes

É difícil não se apaixonar pelas delicadas ilustrações de Pâm Moraes! A artista de São Paulo criou há poucos anos o Studio Pamelitas, onde desenvolve trabalhos exclusivos em porcelana e cerâmica. Todas as peças são pintadas à mão e geralmente levam um toque de ouro, sua marca registrada!

São diversos os temas que estampam os pratos, xícaras, vasos e o que mais a imaginação de Pâmela permitir, mas a fauna, a flora e o universo feminino são os mais recorrentes. Cheias de simbologias e significados especiais, as ilustrações costumam ter traços finos e tons pastéis – especialmente o cor-de-rosa!

Atualmente ela divulga e vende os produtos pela internet, através dos canais do Studio Pamelitas, mas também costuma expor seu trabalho em feiras, eventos e oficinas.

facebook.com/studiopamelitas | instagram.com/studiopamelitas

Jovens ilustradoras brasileiras - Pâm Moraes
Todas as fotos | Studio Pamelitas

3. Renata Miwa

Assim como Pâmela, Renata também cria peças exclusivas, mas sua paixão é a cerâmica! Seus trabalhos dizem muito sobre sua forma de ver o mundo, e uma das temáticas principais é o empoderamento feminino!

Além da cerâmica, Miwa também tem no portfólio ilustrações para trabalhos editoriais, autorais e até tatuagens. Os traços simples e fofos são carregados de mensagens poderosas e sem tabu, como a participação da artista no livro Suruba para colorir.

Além da participação em feiras, ela tem uma loja online onde vende suas cerâmicas.

renatamiwa.com | instagram.com/renatamiwa

Jovens ilustradoras brasileiras - Renata Miwa
Todas as fotos | renatamiwa.com

4. Glaucia Souza

Foi no final da faculdade que Glaucia começou com a história de ilustrar. Mas só depois de alguns cursos de especialização, da superação de muitos medos e inseguranças e de um ano focada em se auto conhecer é que ela finalmente encontrou seu estilo!

De imaginação fértil e apaixonada pelo criar, ela vê o desenho como forma de expressar quem é, sua percepção do mundo e a realidade à sua volta. A folha em branco é onde deposita todas as ideias e sentimentos, que se transformam em personagens marcantes e formas encantadoras. Dar vida às histórias que imagina é o que a deixa realizada, e ela pretende agora ir ainda mais longe entrando também no mundo da animação!

Suas criações estão à venda na loja online e também na loja colaborativa Endossa, em São Paulo.

instagram.com/gllau_vanilla | instagram.com/lojagvanilla

Jovens ilustradoras brasileiras - Glaucia Souza
Todas as fotos | Loja Gvanilla

5. Paola Saliby

Muitas cores, poucos contornos, naturezas mortas e cenas vibrantes, assim é o trabalho de Paola Saliby! Nascida no interior de São Paulo, veio para capital estudar moda e se tornar estilista. Hoje tudo mudou, ela mora na Alemanha e abandonou sua profissão para se tornar ilustradora!

Seu instagram é um espaço inspirador, tanto por causa de suas fantásticas ilustrações e delicados trabalhos com guache, quanto pelos artistas que ela divulga como referência para seus próprios trabalhos.

paolasaliby.cominstagram.com/paolasaliby

Jovens ilustradoras brasileiras - Paola Saliby
Todas as fotos | paolasaliby.com

Você é ou conhece alguma ilustradora? Vamos aumentar essa lista de garotas incríveis! 🙂

Se você gostou desse post, pode conferir vários outros conteúdos no meu blog pessoal, o Quero Ir Lá