Está cansado de tudo o que você tem no armário? Quer transformar o estilo do seu guarda-roupa? Essa vontade de trocar tudo pode surgir por questões de amadurecimento, mudança de preferências ou por questões pessoais diversas (ex. novo emprego, início da faculdade, namoro recente etc), mas a boa notícia, independentemente do motivo, é que é perfeitamente possível!

Mas, para construir seu novo estilo, você precisa seguir alguns passos. Por isso, preparamos 5 dicas que serão muito úteis nessa transição.

1. Para começar: desapegue!

Fazer uma transição de mudança de estilo, significa se desfazer de peças que você não usa mais (ou usa pouco), substituindo-as por outras que condizem melhor com seu novo momento.

O primeiro passo é escolher o que, definitivamente, não faz mais parte do seu estilo. Há algumas peças que realmente não traduzem mais a sua personalidade e, para que novos itens entrem, as roupas em desuso precisam sair. E há basicamente duas maneiras básicas de fazer isso: vendendo ou doando.

Se sua escolha for vender as peças que não fazem mais sentido com o seu estilo, o site Enjoei pode ser uma ótima opção. O funcionamento é muito simples: você anuncia os produtos que quer vender na plataforma, e pessoas do Brasil inteiro podem fazer proposta para comprar seus itens. Pra quem está precisando fazer um dinheiro pode ser uma ótima saída!

Enjoei

A ideia de fazer um bazar com essas roupas também é ótima, pois você também terá dinheiro para suas próximas compras. Mas, se essa grana não fizer tanta diferença, doe! Sempre há alguém precisando e compartilhar é um ato muito altruísta e necessário.

2. Escolha as cores ideais

As cores das suas roupas dizem muito sobre sua personalidade e, principalmente, sobre o seu estilo. Qual linha você está pensando em seguir daqui em diante?

Se você estiver cansado de camisetas muito estampadas e daqueles jeans rasgados, sua opção ideal pode ser uma linha mais básica. E as cores devem seguir essa tendência: tonalidades sóbrias, como preto, branco, cinza e nuances pastéis, são as mais indicadas.

Look Estilo Básico

Mas se o seu caminho for o inverso, também não há problema! As estampas são ótimas para dar mais vida e personalidade ao que estiver vestindo.  Aposte nas tonalidades mais vivas, mas não  se esqueça de escolher algumas peças neutras para combinar com as coloridas.

3. Use referências para guiar a transformação

Todos nós temos referências e, certamente, você encontrará nelas um caminho para seguir e, assim, superar o desafio de transformar o estilo do seu guarda-roupa.

Será que alguma personalidade que você admira tem preferências que servem de inspiração? Ou talvez haja uma marca específica que crie boas campanhas e que te chamem a atenção pela forma como os modelos estão vestidos. Uma ótima opção para buscar referências é o Pinterest.

As referências são excelentes e funcionam como um guia para chegarmos ao resultado final que queremos. Busque as suas e deixe que elas orientem a mudança!

4. Prefira marcas conscientes

O processo de mudança de estilo pode ser tanto sobre o que você usa quanto sobre os seus hábitos de consumo. Então, por que não investir nas marcas que tenham conceitos e valores muito próximos dos seus?

Lembre-se sempre de que o que vestimos traduz nossa personalidade. Então, buscar marcas que têm ideias parecidas com as nossas não só é uma excelente ideia. É muito natural.

A sustentabilidade , por exemplo, é um desafio muito contemporâneo. Ou seja, na hora de renovar o guarda-roupa, vale muito a pena apostar em empresas envolvidas com essa temática. Em resumo:  vá além da estética e faça uma mudança consciente e engajada!

5. Tenha peças atemporais

A moda é dinâmica e guiar-se só por ela o tempo todo pode ser perigoso e sair muito caro. As tendências desencadeiam o consumo exagerado e fortalecem as fast fashions, empresas que vendem tudo o que está na moda por baixos custos, mas que usam sistemas injustos de produção. Além disso, a moda passa e você pode ficar na mão se não tiver algumas peças coringa.

As peças atemporais são ideais para que você não se torne refém de modismos e (o melhor de tudo) combinam com qualquer estilo. Ter esses itens no seu armário minimiza substancialmente o risco de falhar ao compor o visual. Veja algumas sugestões:

  • calças: jeans e preta
  • jaquetas: jeans e de couro
  • camisetas: preta e branca
  • tênis: preto e branco
  • camisas: xadrez, preta e branca

Peças Atemporais

Transformar o estilo do seu guarda-roupa pode ser mais fácil do que parece, principalmente se você seguir essas dicas! Agora que você já está pronto para a transição, conheça marcas de calçados e acessórios que usam materiais sustentáveis.