Os recursos do Planeta Terra não são infinitos, e usá-los da melhor maneira para que não faltem no futuro depende exclusivamente de nós, seres humanos. É verdade que ainda não é tão simples ser um consumidor consciente. Faltam informações, as opções são limitadas e muitas vezes os preços não ajudam. Mas existem algumas marcas que estão se preocupando com o meio ambiente. Confira nesse post algumas marcas de cosméticos veganos que você precisa conhecer.

Mas se dá pra se cuidar sendo gentil com o meio ambiente e com os animais, vale a pena fazer um esforço, né?

Já falamos aqui sobre opções sustentáveis para calçados e roupas, e agora é a vez dos cosméticos!

Para ficar um pouco mais claro, aqui vai uma explicação simplificada sobre os termos que costumam ser usados quando falamos em consumo consciente:

Vegan: não usa ingredientes de origem animal.

Cruelty free: não testa produtos em animais.

Natural: usa apenas ingredientes provenientes da natureza, sem serem criados ou alterados sintéticamente.

Orgânico: também usa apenas ingredientes naturais, mas que não tenham agrotóxicos.

Conheça aqui 5 marcas de cosméticos veganos ou eco-friendly que você encontra no Brasil!

1. Lush

Duas coisas ficam muito claras ao entrar em uma loja da Lush: eles são terminantemente contra testes em animais, e os produtos são muito cheirosos!

A marca britânica tem uma filosofia totalmente sustentável, que vai desde a composição dos produtos, com ingredientes naturais e de maioria vegana, até a preocupação com o desperdício de embalagens, com ações como a venda por peso e vantagens aos clientes que devolverem os potinhos.

Shampoos, condicionadores e desodorantes sólidos, tabletes ao invés de pasta de dente e gelatina de banho no lugar do sabonete. Impossível não chamar a Lush de inovadora!

2. Shock

A marca carioca ainda está nos primeiros anos de vida, mas já chegou colorindo o Brasil! A grande aposta da Shock é o Color Stick, um protetor solar vegano, hipoalergênico e colorido! E quando digo colorido, é colorido mesmo, a inspiração veio lá dos anos 80/90!

Além disso eles também tem uma versão com glitter feita de produtos minerais não poluentes. Já dá pra imaginar como serão os póximos bloquinhos de carnaval!

3. O Lobo do Mar

Já faz tempo que cosmética não é mais um assunto exclusivamente das feminino, os homens também gostam de se cuidar, e estão ganhando cada vez mais opções! Por isso, incluímos uma marca masculina no nosso post de cosméticos veganos.

O Lobo do Mar é uma marca que veio para atender às necessidades dos barbudos! As embalagens são lindas e todos os produtos, para barba e bigode, são feitos artesanalmente. Além disso o que a faz diferente é seu posicionamento consciente, já que não usam produtos de origem animal e claro, são cruelty free.

Os óleos, ceras e balms da marca são vendidos online e em barbearias espalhadas pelo Brasil.

olobodomar.com

4. Baims

A Baims é uma marca germano-brasileira especializada em maquiagem e totalmente comprometida com o meio ambiente! Todos ingredientes usados são naturais, cruelty-free e certificados pelos órgãos responsáveis.

A gama de cores dos produtos para o rosto é bem diversa, com opções para todos os tipos de pele! No site deles tem bastante informações e dicas para ajudar a descobrir qual é o produto ideal para cada tonalidade. Já os batons e sombras vem em tons mais sóbrios e clássicos.

Os pincéis, assim como as embalagens são feitos com plástico reciclável e bambu. Uma alternativa ecológica e sofisticada que transforma simples produtos em objetos de desejo!

Por que somos orgânicos? Nossas maquiagens são feitas com ingredientes livres de toxinas e para obter estes ingredientes, as plantas são cultivadas com métodos da agricultura orgânica, que protegem o meio ambiente e respeitam o ciclo biológico. Imagine tomar um galão de cinco litros de veneno a cada ano. É o que os brasileiros consomem de agrotóxico anualmente, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. Com a ajuda de todos, o Projeto de Lei 6670/2016 que já está no Congresso Nacional, institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos, trazendo mais saúde e qualidade de vida para todos. Assine a petição no site www.chegadeagrotoxicos.org.br por um planeta melhor! #chega de agrotóxicos via @menos1lixo #baims #baimsnaturalmakeup #maquiagemvegana #vegan #cosmeticovegan #nontoxic #chemicalfree #nochemicals #crueltyfree #organicos #bambu #sustentabilidade

A post shared by BAIMS (@baimsnaturalmakeup) on

5. feito brasil

Toda trabalhada na brasilidade, a feito brasil (assim mesmo, com letras minúsculas) tem uma linha de produtos para cuidados dos pés à cabeça! Alguns dos seus pilares são o veganismo, a produção artesanal e a valorização da beleza natural.

Cada coleção tem uma identidade visual própria e todo o conceito para o processo de criação, tanto do produto quanto do design está cuidadosamente explicado no site deles. Destaque para as coleções Aromas em Cordel, inspirada na tradição nordestina da xilogravura, trazendo um poema em cada embalagem, e a Destinos do Brasil, com todas as artes pintadas inicialmente à mão, fazendo referência às festas folclóricas brasileiras.

Para o verão, a pedida é escolher um dos refrescantes sabonetes em formato de picolé da coleção Dom Tropical!

Se quiser saber mais sobre a luta pelos direitos dos animais e conhecer outras marcas que são cruelty-free, acesse o site da PETA.

Esse artigo do blog Maquiando sem crueldade também tem uma lista extensa de marcas brasileiras 100% veganas.

E você, já usa algum produto amigo da natureza? Conhece alguma outra marca de cosméticos veganos? Compartilhe aqui com a gente seus preferidos!

Se você gostou desse post, pode conferir vários outros conteúdos no meu blog pessoal, o Quero Ir Lá

Você também vai gostar: