Uma das melhores maneiras de se aprofundar em um assunto é assistindo documentários. Pensando nisso, listamos cinco documentários sobre moda que podem ser encontrados na Netflix. Dos bastidores das revistas ao processo criativo dos estilistas, os títulos mostram com propriedade — e uma boa dose de humor — alguns dos personagens e eventos culturais mais importantes da indústria nas últimas décadas.

5 ótimos documentários sobre moda que você precisa assistir:

Fresh Dressed (2015)

 Fresh Dressed (2015) on IMDb

Fresh Dressed (2015)

Se hoje as grifes tradicionais recorrem ao streetwear para atualizar seus códigos, nem sempre foi assim. O documentário sobre moda “Fresh Dressed” demonstra isso, com foco na cultura rapper. Dirigido por Sacha Jenkins, o filme aborda, em pouco mais de uma hora, a relação conflituosa entre o hip-hop e a indústria da moda.

Franca: chaos & creation (2016)

 Franca: Chaos and Creation (2016) on IMDb

Franca: chaos & creation (2016)

Morta em 2016 após um ano de luta contra o câncer, Franca Sozzani foi uma das maiores editoras de moda que já existiu. Durante sua tutela, a “Vogue Itália” tornou-se uma das revistas mais vanguardistas do mundo — e também uma das mais polêmicas. Sem medo de usar a moda para colocar o dedo na ferida (ela fez ensaios sobre temas como violência doméstica e desastres ambientais), Franca também nunca deixou de ser polêmica. Dirigido por seu filho, Francesco Carrozzini, a produção é um dos melhores documentários sobre moda.

The September Issue (2009)

 The September Issue (2009) on IMDb

The September Issue (2009)

Muito já se foi dito sobre Anna Wintour, a temida editora da “Vogue” americana. Mas “The September Issue” é um dos poucos momentos em que podemos ver Anna para além da mito. Um clássico contemporâneo, o documentário sobre moda aborda os bastidores da produção da edição de setembro da revista. Tradicionalmente, este é o mês mais importante para a indústria da moda, quando as coleções de verão são apresentadas.

Jeremy Scott: The People’s Designer

 Jeremy Scott: The People's Designer (2015) on IMDb

Jeremy Scott: The People's Designer

Diretor-criativo da Moschino, Jeremy Scott é querido por celebridades como Miley Cyrus e Rihanna. Porém, a escalada do estilista americano ao topo da moda não foi fácil. O documentário conta como Jeremy, nascido em uma pequena cidade do Missouri, enfrentou críticos até fazer vencer a sua visão particular, que concilia a alta moda com a cultura pop.

Sneakerheadz (2015)

 Sneakerheadz (2015) on IMDb

Sneakerheadz (2015)

Até onde é possível ir por um par de tênis? O documentário “Sneakerheadz” explora o mundo dos obcecados por sneakers. Atletas e rappers, entre outros fãs, abrem suas coleções e mostram como a peça se relaciona com o lifestyle do esporte e da música, em uma reflexão sobre as fronteiras entre consumismo, arte e design.