Assistir a alguns filmes sobre hip-hop é uma ótima maneira de conhecer mais sobre a vida de artistas e a cultura de rua de uma forma geral.

Para quem curte todos esses elementos, há ótimas opções, com produções de todos os gêneros que proporcionam uma verdadeira imersão no universo do hip-hop. A seguir, separamos 5 ótimas sugestões para você. Confira!

1. Fique Rico ou Morra Tentando (2005)

O rapper 50 Cent foi um dos maiores artistas do cenário hip-hop dos anos 2000, emplacando uma série de hits estrondosos, álbuns consagrados e colaborações com outros grandes nomes. Entretanto, o caminho até o sucesso foi árduo.

Filme Fique Rico Ou Morra Tentando

O filme conta, com base em fatos reais, justamente a jornada de Curtis Jackson antes de se tornar 50 Cent. A película aborda a infância difícil em meio a uma Nova Iorque violenta, o drama da mãe viciada e sua história como traficante até a chegada ao topo do hip-hop mundial.

2. Friday (1995)

Muito difundido no Brasil sob o nome de Sexta-feira em Apuros, Friday tornou-se um clássico da comédia americana. E sabe por que ele está em nossa lista? Simplesmente porque um dos atores principais desse filme é o rapper Ice Cube, que tem uma atuação muito divertida ao lado Chris Tucker.

Filme Friday

O filme se passa em uma sexta-feira em que Craig (Ice Cube) e Smokey (Chris) ficam o dia todo de bobeira, fazendo muita fumaça e observando a movimentação da vizinhança. A diversão começa com o desenrolar de vários fatos, incluindo uma dívida de U$ 200 a um traficante local.

3. Boyz ‘n The Hood (1991)

Outro clássico, Boyz ‘n The Hood (ou Os Donos da Rua, como ficou conhecido por aqui) traz nomes como Cuba Gooding Jr., Laurence Fishburn e Ice Cube. Inclusive o nome do filme é homônimo de um grande sucesso do grupo N.W.A, que Cube integrou na década de 80.Filme Boyz 'n The Hood
A história trata de Tre (Cuba Gooding Jr.), jovem inteligente e rebelde que, após aprontar na escola, é enviado por sua mãe para morar com o pai no violento bairro de Crenshaw, em Los Angeles (Califórnia).

Na cidade, ele encontra o amigo de infância Doughboy (Ice Cube), que está se envolvendo com gangues locais. O filme mostra a juventude de ambos em meio à violência e à busca por um futuro melhor.

4. 8 Mile (2002)

Um dos principais filmes sobre hip-hop da história do cinema, 8 Mile conta a vida de Eminem, aclamado rapper americano que se destacou por ser um dos primeiros artistas brancos do gênero. Dono de um grande talento e de álbuns muito consistentes, Eminem também fez sucesso interpretando ele próprio.

Filme 8 Mile

O filme conta a infância pobre do cantor, ainda com o apelido de B-Rabbit, e sua adolescência em meio à violência de Detroit. Ele sempre participava das principais batalhas de rima da cidade, em busca do sonho de se tornar um rapper.

O filme foi sucesso de crítica, sendo, inclusive, premiado com um Oscar e um Globo de Ouro — ambos na categoria “Melhor Canção Original”. A vencedora foi a música Lose Yourself, que está presente na trilha sonora da produção e, claro, é de autoria do rapper.

5. A Arte do Rap (2012)

Para quem curte documentários e é amante da cultura hip-hop, A Arte do Rap é um prato cheio. O diretor do filme é Ice T, rapper e ator que fez sucesso nos anos 90. Sua proposta é mostrar como a música foi capaz de salvar sua vida e como ela atuou na carreira de outros rappers.
Filme A Arte do Rap
Para colher boas vivências e histórias, Ice T viaja o mundo e fala com nomes de peso do gênero musical, como Kanye West, Snoop Dogg, Mos Def, Afrika Bambaataa, Eminem e muitos outros. Vale a pena dar um confere nesse documentário!

Os filmes sobre hip-hop são ótimas oportunidades de conhecer mais sobre essa cultura, saber a origem de grandes rappers e ver como as ruas e a violência influenciam o cenário musical.

Curtiu nossas dicas? Que tal seguir a gente nas redes sociais e acompanhar todas as novidades? Estamos no Facebook, TwitterInstagram e Pinterest!