Você sabe o que é swag? O termo, originalmente escocês (swagger), tornou-se uma gíria norte-americana para “estilo”, “gingado” ou “atitude”. Hoje, ele é adotado pelos rappers americanos e toda a juventude influenciada por eles, sendo também sinônimo de autoconfiança — até mesmo em excesso.

Mas o swag não invadiu só o rap e o streetwear: também influenciou a moda e o comportamento de muita gente pelo mundo. Então, para saber mais sobre o estilo e descobrir como adotá-lo, continue a leitura deste post!

Popularidade do Swag

Na Escócia, a gíria swagger (arrogância) refere-se ao jeito peculiar com que algumas pessoas andam. O termo começou a ganhar popularidade quando foi usado por Jay-Z no álbum “Blueprint”, de 2001.

Jay-z Blue Print Swag

Na música “All I Need”, ele diz: “I guess I got my swagger back”. A partir daí, a palavra apareceu em várias outras músicas do rapper, como em “Public Service Announcement” (“Check out my swag, yo / I walk like a ballplayer”) e “December 4” (“My self-esteem went through the roof, man / I got my swag”).

Mas quem realmente deixou o termo popular foi Soulja Boy, em 2007. Com 17 anos à época, o rapper despontou nas paradas e lançou “She Thirsty”: “She like my swag (she thirsty) / she like my haircut (she thirsty)”. Depois, na música “Swag”, Soulja chega a repetir o termo mais de 100 vezes.

Soulja Boy Swag

Já em 2008, em parceria com Jay-Z, Kanye West e Lil’ Wayne, T.I. lançou “Swagga Like Us”. E no álbum Watch The Throne, de 2011, Jay-Z diz na letra de “Otis”: “I invented swag” (Eu inventei o swag)exigindo a autoria e a popularidade da gíria para si.

Famosos que adotaram o Swag

Além de Jay-Z, Kanye West e Pharrell Williams são conhecidos por espalhar a moda swag por aí, mas o mais famoso hoje é o rapper Wiz Khalifa, conhecido por suas tatuagens, grillz e roupas cheias de estilo. Khalifa trouxe uma nova modelagem para o swag: peças mais justas, em couro e sempre com um toque fashionista, mas sem perder o ar “desencanado”.

Mas não se engane: o swag também é muito popular entre o público feminino! As baddies (adeptas de um estilo mais sexy, com bodies, calças destroyed e salto misturados a elementos do hip-hop) têm influências de Kylie Jenner e de Rihanna — provavelmente, os maiores nomes femininos do swag.

Estilo Swag Mulheres

Aqui no Brasil, os principais adeptos são os cantores e fãs do funk ostentação, como MC Guimê, e jogadores de futebol, como Neymar.

Estilo Swag

O swag tem um estilo próprio, bem característico e fácil de identificar. É uma mistura de elementos hip-hop e da contracultura, como você pode notar pelas camisas largas e oversized, jaquetas college, calças jogger, bonés e tênis — marcas do hip-hop que vieram do underground.

Estilo swag roupas oversized

Hoje, há também uma adoção de peças mais justas, que equilibram a silhueta. É comum ver adeptos do estilo com calças skinny, destroyed e jaquetas de couro. E tudo isso é regado com muito estilo e deve demonstrar autoconfiança.

Calça Jeans Destroyed Swag

Outro fator que influencia muito o estilo é a ostentação. É comum ver os adeptos com correntes imensas e pingentes extravagantes, bonés adornados com letras douradas, brincos e anéis de diamante, estampas chamativas e óculos escuros, mesmo à noite. Sem contar os grillz (joias encaixadas nos dentes como um aparelho móvel), também popularizados pelos rappers.

Ainda há um detalhe que merece atenção: o calçado. Tênis como Vans e Adidas são marcantes nesse visual ― é só pensarmos no sucesso que as coleções de Pharrell e Kanye West para Adidas continuam fazendo. Por fim, a sobreposição de camisas e jaqueta, e até de bermuda e legging deixa o estilo descolado, mas com informação de moda!

O que fazer para ser Swag?

Como você já percebeu, o swag é um estilo marcado por muita atitude e de quem sabe o que quer e não liga muito para padrões ou o que os outros pensam. Por isso, fizemos uma lista com algumas  dicas que podem te ajudar a aderir esse estilo:

  1. Seja confiante – talvez o principal elemento seja esse. Você tem que saber  o que quer e não ligar para o que os outros pensam de você
  2. Um pouco de ostentação vai bem – como falamos anteriormente, o swag é marcado pela ostentação, mas cuidado para não se tornar algo que você não é.
  3. Curtir hip-hop é importante – o swag nasceu do hip-hop. Os principais nomes que representam esse estilo são do hip-hop. Por isso, gostar desse tipo de música é um ponto importante.
  4. Você tem que se sentir bem – você tem que se sentir bem com sua roupa, com você mesmo, com seu estilo. Isso é fundamental para aderir o estilo swag.
  5. Você precisa ser estiloso – independente do que você vai vestir, o estilo marcante é característica do swag. As pessoas chamam a atenção pelas roupas.

Bom, como você viu, o swag é um estilo predominante no hip-hop. Prezando pelo conforto, atitude e ostentação, ele é perfeito para quem quer mostrar autoconfiança. E, para aderir a ele, é simples: camisas oversized, sobreposições, estampas, bonés, joias e muita atitude!

Agora que você já sabe o que é swag, quer continuar lendo mais dicas de moda, estilo e comportamento? É só assinar a newsletter e receber novos textos diretamente no seu e-mail!

Você também vai gostar: